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Ouvidoria ANATEL – Telefone, Reclamação

Certamente você já teve acesso a algum dos serviços oferecidos pela Anatel e se não teve, no mínimo já ouviu alguém mencionar sobre os serviços e benefícios oferecidos pela agência. 

Ouvidoria Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma agência reguladora que surgiu no ano de 1997, com a Lei nº 9.472. Ela regula os serviços de telecomunicações, recebendo, inclusive, reclamações de consumidores sobre os serviços prestados pelas operadoras, a fim de acompanhar e exigir a solução dos problemas apresentados.

Se está tendo algum problema com algum serviço da Anatel, disponibilizamos telefones, e-mail, sac e reclamações na Ouvidoria Anatel.

Fale Conosco, SAC e Atendimento Anatel

Ao entrar em contato com a Anatel, você terá todo o suporte para ter um excelente serviço de regulação de telecomunicações, com tipos de contatos voltados para um atendimento mais personalizado, conforme a necessidade de cada cliente:

Internet: através do link https://sistemas.anatel.gov.br/sis/cadastrosimplificado/pages/acesso/login.xhtml?i=0&codSistema=649 para proceder às reclamações contra as prestadoras e acompanhar a demanda.

Presencial: nas capitais brasileiras a Anatel mantem um espaço denominado Sala do Cidadão, onde estes poderão comparecer para registrar suas reclamações. O link para consultar os endereços é o www.anatel.gov.br/consumidor/index.php?option=com_content&view=article&id=92

Se for da preferência do cliente, o contato também pode ser efetuado através da conta do Facebook e tudo em um só clique no ícone da rede social que fica no canto superior direito da página do Anatel (http://www.anatel.gov.br/institucional/).

O SAC Anatel oferece telefones para atendimento rápido e eficiente para solucionar os problemas apresentados pelos clientes, tirar dúvidas e receber elogios:

1331 – de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados.

1332 – para pessoas com deficiência auditiva, que deverão ligar de um aparelho adaptado. O horário de atendimento é o mesmo acima mencionado.

Telefone, Email Ouvidoria Anatel

Tornando mais completo o serviço de atendimento ao cliente, a agência disponibiliza os telefones Anatel, independentemente das localidades onde residem os clientes, além de outros meios de contato, como já informado anteriormente.

Para os usuários habituais, os telefones para contato servem para consultas, informações, elogios, reclamações e cancelamentos, tornando o atendimento completo. Aqueles que não têm familiaridade com o tipo de serviço da Anatel, também podem obter informações através do SAC para esclarecer dúvidas antes de proceder a uma reclamação contra uma operadora de telecomunicações.

A Anatel não possui uma Ouvidoria. Eventuais reclamações devem ser efetivadas diretamente em um dos canais já informados anteriormente. A agência possui uma equipe treinada para solucionar todas as possíveis falhas na prestação de serviços.

Telefone Reclamação Anatel

Se você nunca utilizou os serviços da agência, saiba que a Anatel ainda traz a facilidade de poder realizar suas reclamações contra operadoras diretamente pela internet, no site oficial informado.

Reclamação Anatel

Como toda grande agência, a Anatel também possui problemas e tenta, diariamente, superá-los para melhor atender seus clientes. A participação destes de forma mais ativa, relatando as falhas para que possam ser rapidamente resolvidas é a forma de fazer com que a equipe da Anatel trabalhe mais ativamente para oferecer o que há de melhor em serviços de agências reguladoras.


19 Reclamações

Wilma · 14 de janeiro de 2020 às 10:22

Estou tentando realizar o cadastro da minha empresa na anatel para registrar uma reclamação, mas não estou conseguindo, fica dando erro tente mais tarde. estou com problema na vivo desde 2016 e ninguém resolve, preciso de assistência. já mandei vários registro para a vivo e tenho diversos protocolos, a maioria sem retorno e quando dão retorno não conseguem resolver o meu caso.

GLEICE VIANA · 3 de dezembro de 2019 às 14:31

Boa tarde! A operadora VIVO alem de prestar um mal atendimento, ainda nos ignora quando precisamos de ajuda, deixa disponível números para atendimento que são para nos desrespeitar , com menus que não nos levam a atendimento nenhum e desligam na nossa cara, isso é uma falta de respeito perdemos horas para ter atendimento e pagamos por um serviço e nem mesmo somos atendidos.

JAD - IMOBILIÁRIA · 26 de agosto de 2019 às 15:58

Estou completamente insatisfeita com a empresa VIVO, a mesma não capacita seus funcionários para darem um atendimento correto, quando ligo para tentar resolver cada operador (a) me diz uma coisa diferente mas nenhum resolve o problema que é o seguinte: A três meses estamos tentando transferir o endereço do telefone e internet, estamos pagando as faturas e não temos o serviço. Ligo e o atendente agenda a visita do técnico, disponibilizamos alguém para ficar no local mas ninguém aparece e nem dá satisfação.

Alexandre Almeida · 20 de agosto de 2019 às 13:16

A Vivo é uma operadora que ROUBA literalmente os clientes, tratando como um bando de ignorantes. Faço aqui um registro de insatisfação e clamor para que as pessoas SAIAM dessa maldita operadora. E que o Governo do atual mandatário possa exercer uma vigilância mais efetiva junto a esses LADRÕES da telefonia no Brasil.

Erival Santos de Jesuss · 27 de julho de 2019 às 08:43

Perdi meu cnh ,acharam e enstalaram oi velox com meu dados agora tao me cobrando o que devo fazer

TANIA MARIA DOS SANTOS GOMES · 8 de julho de 2019 às 20:10

BOA NOITE FUI ROUBADA MEU CELULAR E TIVE NA LOJA PARA REATIVAR ME NUMERO ME FIZERA UMA COBRANÇA DE 49,99 NO CARTÃO SE MEU NUMERO É PRE- PAGO COM EU IRRIA PAGAR ESTE VALOR TODO MES , POIS O DINHENHERIO QUE GANHO NÃO DAR NEM PARA COMPRA TOD REMEDIO DEPOIS DO ASSALTO QUE SOFRI FIQUEI CEGA DE UMA VISÃO A DIREITA E A ESQUERDA SO ME RESTA 42% POR CENTO FIQUEI DIABETICA E HNPERTENÇA , ONDE O QUIOSQUE COBROU 25 REAIS PARA ATIVA ,MAS O NUMERO FOI CANCELADO SEM MINHA AUTORIZAÇÃO , GENTE EU ESTOU CONSTRAGIDA COM A OI- MEU NUMERO É 81-987690250 ,POR FAVOR NÃO FAZ ISTO COMIGO AGUARDO RESPOSTA PARA TER MEU PRE- PAGO????? MEU CPF 30238110400 FOI ONDE FUI ,SHOPPING TACARUNA, EU NÃO POSSO ANDAR SOZINHA POSSO DORMIR E NÃO ME ACORDA MAS FOI MEU CARDIOLOGITA ME FALOU?

AV. GOVERNADOR AGAMENON MAGALHÃES, 153 LOJA 355

Horário de Funcionamento:
Seg a Sex, 09:00 as 22:00
Sab, 09:00 as 22:00
Dom, 12:00 as 20:00

CLAUDIO GALLO · 27 de junho de 2019 às 12:06

SOLICITEI NA VIVO O CANCELAMENTO DA MINHA LINHA TELEFÔNICA EM 08/06/19 A VIVO DEU
10 DIAS PARA UMA RESPOSTA HOJE 27/06/19 NADA DE RESPOSTA E NEM SATISFAÇÃO.
PROTOCOLO VIVO..08062019 – 9329653.
NO AGUARDO DE UMA BREVE RESPOSTA.
Atenciosamente

Lúcia Alzira Pagani · 2 de junho de 2019 às 10:45

Tenho comprovante pago da vivo e envio várias vezes pelo e-mail e TDS as vezes ligo para ter resposta atendente fala que não tem nada . isso está me gerando um transtorno .e ainda tem ligação falando que vai por no Seara.. quero uma providência o mais rápido possível. .

Andrezza Sales · 31 de Maio de 2019 às 11:42

Janeiro de 2019 fiz em contato com a Tim Live solicitando o cancelamento do serviço pois iria me mudar, no novo endereço eu já havia verificado que não havia disponível o serviço da empresa. Em 14/01 às 10h30 fiz meu primeiro contato solicitando o cancelamento do serviço, a pessoa que me atendeu fez uma série de perguntas para registrar o motivo do cancelamento, informei que era por conta da mudança de endereço, a mesma disse que por “procedimento” teria que enviar um técnico no novo local para verificar se realmente não havia a possibilidade de disponibilizar o serviço no meu novo endereço, até aí tudo bem, pois se caso isso pudesse ser feito eu aceitava continuar com a TIM. Porém, me foi garantido que essa visita técnica era procedimento e no caso da não disponibilidade do serviço o meu contrato seria cancelando a partir da data do meu primeiro contato solicitando o cancelamento, no caso 14/01. Só teria a fatura até esse período e garantiram que não iriam gerar faturas após esse período.
Isso não aconteceu, fiz inúmeras ligação pedindo a confirmação da indisponibilidade do serviço e a confirmação do cancelamento do serviço a partir do dia 14/01, e nada. Ligações sem sucesso nos dias 21/01, 24/01, 28/01, 25/03, 24/04, 31/05. No dia 24/04 falei com a atendente Mayara, onde foi efetuado novamente a baixa da fatura, me garantiu que meu nome não seria negativado pois a fatura estava baixada e não geraria ordem de SERASA. Novamente finalizei a ligação perguntando e garantindo que eu não devia nada para TIM, que meu pedido de cancelamento se daria a partir da data da minha primeira ligação. E sim, me foi garantido na conversa que: EU NÃO DEVIA NADA MAIS PARA TIM E QUE NÃO TERIA MEU NOME NEGATIVADO.
Em 30/05 recebi um e-mail do SERASA informando que meu nome me foi negativado. O que devo fazer?
14/01–2019050541888 / 21/01–2019080835172 / 24/01–2019092919998 / 28/01–2019105465406 / 28/01–2019105419729 / 25/03–2019331267419 / 24/02–2019452864079 / 21/05–2019610235618/20196010239318

maria de jesus bentes pintoi · 22 de março de 2019 às 12:58

Boa tarde,to tendo problemas com a vivo.
ontem coloquei 10 reais d credito por volta s 17.30 hrs local Santarem.e hj ja nao tinha mais
credito,alem do que eles vivem passando msgs.soliciando ppra olocar credito online,coisa que
nãõ faço.
a vivo é terrivel.
espero louçao para o caso.
atenciosmente.

otavio renato vidarte · 14 de fevereiro de 2019 às 16:18

o serviço em geral das prestadoras é ruim, inclusive o sinal. Qdo a gente compra um plano também compra um problema. Ao registrar uma reclamação se perde um bom tempo no telefone. Na minha opinião a ANATEL deveria fiscalizar as prestadoras se fazendo passar por usuários. Assim, na minha opinião até mesmo a ANATEL é ineficiente, pois se fosse eficiente teríamos um serviço de melhor qualidade. Infelizmente esse é o Brasil que não queremos …..

    certissimo, pra quem reclamar de uma instituição que deveria atender as reclamações · 9 de janeiro de 2020 às 19:09

    Pensando que acho que nenhuma operadora presta, só tem algumas piores que outras.

Marcio Antonio Gomes leite · 14 de fevereiro de 2019 às 14:01

No dia 5 de fevereiro acordei de madrugada com minha TV a cabo vivo com uma mensagem na tela dizendo que teria sido cancelada. Sou cliente desde 97 e meu plano era de tv via satélite. A Vivo já vinha fazendo retaliações enviando minhas faturas a cada mês um valor. Causando imenso desconforto para regularizar. Sendo assim liguei e pedi que religasem meu plano e a resposta foi que se eu soubesse religar teria de pagar no plano mais caro digital e com grade mais pobre. Não aceitei em primeira estância, mas como estava sem TV e as crianças cobrando decidi aceitar este plano e depois recorrer meus direitos. A partir daí marcavam as instalações em dias consecutivos eu deixava de trabalhar para receber os técnicos e durante 5 dias vieram no local e não instalavam a TV , além de deixarem os codificadores, talões de recibos da operadora e um computador no meu sofa e foi embora. Fiz uma reclamação na anatel desde o dia 05/02/19 e até agora não recebi um parecer da Vivo. Aguardo medidas efetivas neste caso, pois acho que eles se acostumaram a ignorar as condutas da Anatel não responde do as reclamações. Aguardo resposta. Obrigado.

Vilma Amaral · 4 de fevereiro de 2019 às 14:28

Boa tarde,

Tem uma fibra com a VIVO mudei de endereço, solicitei mudança de endereço, e fui informada pela VIVO que eles só tem linha telefonica para mim, gostaria junto anatel uma ajuda para mudança de endereço da minha internet.
Numero de protocologo de atendimento : 230120199095898 , 260120195978281 , 300120193837003.
Já entrei em contato varias vezes e a unica informação que tem é que eles tem uma linha telefonica para mim , mais o que eu preciso de verdade é a internet que esta instalada na rua carlos marques teixeira/CDM:FIT Taboão CDOE / B1, ap 22
CP: 06786-230 Taboão da Serra/SP
E o novo endereço da onde vai ser estalado é AV. José André de Moraes, 601 JD monte Alegre CDM/ solar das caivotas B/gregor 11 ap 113.
Dez de já agradeço no aguarde.

CRIMERIA CRISTINA BATISTA · 21 de janeiro de 2019 às 09:19

Bom dia,

Estou com problema com a Net,tenho contrato desde 2014,porem no mês 10 solicitei uma diminuição do meu pacote,e eles automaticamente renovam a fidelidade,mudei de casa e o endereço onde eu moro já tem o produto da net,porem fui informada que se não passar a titularidade da Net para outra pessoa irei pagar R$ 300,00 de multa para cancelar a internet,acho um absurdo que depois de tantos anos utilizando um produto da Net tenha que pagar para cancelar sendo que já tenho o produto na minha casa.

Iolanda · 18 de janeiro de 2019 às 19:23

Dia 6 de janeiro agora pedi uma linha fixo da vivo. Agendaram para dia 12 sábado passado. Ninguém compareceu ao local. Reagendaram para dia 19,foram antes da data prevista. Técnico entrou na minha residência e disse que ia até o poste e não voltou. Ontem foi outro técnico e disse que tinha que solicitar um da vista é até a data de hoje nada. Já foram 12 dias da data do pedido. Tenho vários protocolo logo na ouvidoria é meus protocolos são inválidos.

Marlene Félix de Almeida Moraes · 7 de dezembro de 2018 às 09:27

Olá bom dia. Mioro em Osasco no Conjunto dos Metalurgicos ,na rua Edson Hissnauer Adão. Minha reclamação é sobre uma torre de telefonia que se instala em um terreno de frente a minha casa, onde se comporta várias operadoras . Há mais ou menos uma semana venho notando um intenso barulho continuo durante a noite e também ao dia. Não consigo dormir direito e ja estou sentindo dores no ouvido. Peço por gentileza que tomem a providência junto as operadoras que usam esse terreno para que possam fazer os devidos reparos e assim amenizar esses terríveis barulhos. Hoje é dia 07/12/18. Conto com a compreensão da Anatel. Obrigada.

marcelo Cortez · 2 de dezembro de 2018 às 00:39

para ouvidoria
mesmo pagando a fatura em dia a net aumentou o preço da minha net, de R$ 84,90 para R$ 91,90, eu não autorizei, solicito revisão, pois eu havia feito um acordo com a empresa de pagar o valor primeiro citado acima, um acordo que foi feito através de uma ligação que eu fiz para a anatel, acordos não se quebram e eu espero que o novo presidente faça valer os direitos do brasileiros de não serem lesados, só é chegar o mês de dezembro e essas empresas de telefonia e tv a cabo, começam a querem lesar seus clientes com aumentos sem autorização, solicito revisão, pois não recebi nenhuma informação e nem fiz nenhum acordo, volto a dizer conforme boleto em anexo.

Observação, já não basta para esse pessoal pagar as faturas em dia não, só falta va essa; espero que minha demanda seja atendida, na segunda farei a reclamação por telefone elo numero 1331

Valéria Ghezzi Rodrigues · 24 de novembro de 2018 às 10:39

Bom dia! Venho pela presente informar que a operadora TIM está me bloqueando desde o inicio desta semana(19/11/18) por motivo de falta de pagamento ref. a fatura de outubro/18. Porém isso não procede pois o pagamento foi efetuado no dia 07/11/18 e eles querem que eu aguarde até dia 27/11 para o desbloqueio. O tratamento que deram via telefone foi o pior possível, nem se importando, afinal EU SOU UMA CLIENTE. Meu número: 31.99328.1643. Peço, por gentileza, a intervenção de vocês pois isso está me prejudicando!!! Toda minha vida profissional, familiar, particular e pessoal…, eu dependendo de contatos via celular. Obrigada, Valéria.

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